A massagem terapêutica pode ser descrita como a manipulação dos tecidos moles do corpo, assim como suas articulações. Ela tem como objetivo tratar resolver um problema ou dor, por exemplo, torcicolo, dor de cabeça, pontos de gatilhos, dores em geral óssea ou muscular ( dores lombar). A massagem terapêutica é uma prática ideal para pessoas que estão em busca de alívio de dores corporais ligadas ao estresse cotidiano.
Ela possui manobras firmes, profundas e intensas sobre a musculatura e as articulações com o intuito de atingir camadas mais profundas da musculatura com o intuito de retirar a dor e o incomodo gerados devido a pontos de gatilhos presentes na região afetada.
Diante disso, ela pode ser definida como uma forma alternativa de medicina e, de acordo com alguns estudos, quando feita de forma correta, promove efeitos mecânicos ao organismo, como o movimento do sangue venoso.
Beneficia bastante a saúde do corpo, o equilíbrio corporal e saúde mental. Dentre os principais benefícios é a prevenção de doenças. A massagem terapêutica procura atuar em áreas específicas do corpo onde há lesões e dores. Costuma ser uma aplicação com atenção personalizada e individual, podendo a aplicação ser diferenciada de pessoa para pessoa.
A aplicação da massagem também apresenta efeito relaxante para todas as partes do corpo. Além do relaxamento procura gerar resultado na recuperação de músculos que sofreram lesões. Além de ser indicada para pessoas comuns que sofre de dores musculares a técnica é bastante indicada para atletas, que podem ser beneficiados após treinos intensos ou recuperação de contusões.
Personalização: Esse tratamento permite atenção personalizada do massagista conforme o quadro de cada paciente, envolve aplicação de técnica sobre a área do corpo que foi afetada ou em várias regiões do corpo.
Benefícios da massagem terapêutica:
Elimina dores musculares
Previne doenças
Alívio do estresse e ansiedade
Elevação da sensação de bem estar físico e mental
Melhora da qualidade do sono
Contraindicações:
Podemos interpretar contraindicação como o fator que aumenta os riscos que envolvem a nossa saúde, como exemplo no caso da massagem, a pressão realizada em áreas inadequadas que podem levar a sérias complicações.
é importante que o profissional massoterapeuta saiba em quais casos a sua técnica de trabalho poderia ser prejudicial, no entanto, dependendo do nível de conhecimento do mesmo, pode-se determinar se é melhor evitar a realização ou aplicá-la.
As contraindicações são classificadas como absolutas ( a massagem não pode ser aplicada) relativas ( podem ser realizadas modificações para aplicar as técnicas de massagem.
Contraindicações absolutas
Febre
infecções na pele ( vírus ou bacteriana)
inflamações agudas
varizes severas
queimaduras grave
Doenças hemorrágicas, tumorais e cancerosas
fraturas, fissuras, trauma com ferida aberta
Artrite infecciosa
Após cirurgia
flebitebites, trombose,embolias.
Contraindicações relativas
Pequenas queimaduras
perda de sensibilidade da área
exaustão excessiva ou desidratação
alterações de pele: eczemas, verrugas
Alergias a cremes ou óleos
Casos de hipersensibilidade cutânea
Durante os primeiros três meses de gestação
Durante os dias menstruais
Períodos digestivos
Insuficiência hepática
Varizes leves