Como funciona a massagem relaxante

A massagem relaxante usa movimentos suaves e precisos para promover o relaxamento da musculatura corporal além do alívio das tensões. Esse tipo de tratamento é muito indicado para tratar estresse, problema postural, distúrbios de ansiedade e emocionais.

Sendo assim, a massagem relaxante é uma forma de promover o bem-estar, ao mesmo tempo que alívio  desconfortos físicos e mentais. Desse modo, a massagem relaxante tem efeitos no sistema muscular e nervoso, bem como no sistema linfático, circulatório e respiratório e respiratório.
Existem alguns tipos de massagem relaxantes, e todos eles oferecem diversos benefícios, Além disso, uma forma de potencializar ainda mais os seus efeitos, é combinar a massagem relaxante com outras terapias, como aromaterapia e musicoterapia.

Por isso hoje, iremos conhecer melhor o que é a massagem relaxante, os tipos e benefícios. E as contraindicações, porque por mais que seja um tratamento muito benéfico, ele não é recomendado para todo mundo e deve ser realizado por um profissional preparado.

A massagem relaxante se trata de uma técnica que aplica movimentos suaves e firmes sobre o corpo. Esses movimentos feitos sobre a musculatura estimulam a produção de hormônios relaxantes tais como ocitocina e serotonina. Enquanto o primeiro atua promovendo uma melhora no estresse e sensação de medo, o segundo age no cérebro normalizando o humor, o sono o ritmo cardíaco, a temperatura corporal e a sensibilidade à dor.

Durante o procedimento, são usados cremes e óleos vegetais que facilitam os movimentos, que devem ser contínuos e rítmicos, para aumentar a produção dos hormônios em questão.

Esse tipo de massagem pode ser realizada tanto com as mãos, quanto com o auxilio de instrumentos massageadores. Somente profissionais capacitados podem fazer a massagem relaxante. O ideal é que o profissional tenha formação em massoterapia ou fisioterapia.

De modo geral, a massagem relaxante é uma técnica voltada para o tratamento de tensões musculares, fadiga, estresse, ansiedade e distúrbios emocionais. trabalhando na promoção de vários efeitos terapêuticos ao mesmo tempo que promove um relaxamento profundo.

Benefícios da massagem relaxante
Como dito anteriormente, a massagem relaxante atua sobre todo organismo, tendo efeito sobre o corpo e a mente. Sendo assim, proporciona uma série de benefícios tais como:
Liberação de hormônios que promovem o bem estar
Melhora a circulação sanguínea
Elimina toxinas e resíduos metabólicos
Promove elasticidade dos músculos
Diminui o cansaço físico e mental e a tensão
Previne problemas musculares
Aumenta o tônus muscular
Hidrata a pele
Alivia estresse e ansiedade
Ajuda com o sistema nervoso
Melhora a autoestima e valorização da autoimagem
Diminui a pressão arterial
Combate insônia
Fortalece o sistema imunológico
Melhora a concentração.

Contraindicações
Contudo, apesar de uma enorme gama de benefícios, a massagem relaxante não é recomendada para todas as pessoas. Isso porque dependendo das condições do paciente, os movimentos aplicados durante a massagem podem piorar lesões ou pequenos traumas.
Então, sabendo disso é muito importante conversar com seu fisioterapeuta ou massoterapeuta sobre qualquer condição que possa ser prejudicada pela massagem, Sendo assim, a técnica é contraindicada em casos de fraturas ósseas, doenças contagiosas, hemorragias, flebite, descalcificações graves ( osteoporose) trombose, feridas abertas, queimaduras recentes, doenças mentais graves e câncer. Bem como embolias, alterações cardíacas e vasculares e infecções.