A energia nada mais é do que nosso sopro de vitalidade , a energia mais forte que temos no nosso corpo. Ela direciona a sexualidade, a criação, o desejo.
A energia sexual se concentra em um chakras.
No Chakra sexual (swadhisthana), que é o segundo chakra, localizado à cerca de 4 dedos abaixo do umbigo.
Na sua forma mais básica, o sexo é um meio de reprodução, mas essa energia vai muito além do sexo. Falando de uma maneira mais ampla, sempre que estamos sexualmente ativos, estamos produzindo muita energia vital.
Na nossa juventude, quase que não percebemos, mas à medida que envelhecemos, fica mais claro como produzimos menos energia naturalmente e, portanto, gastamos mais energia do que temos com nossa saúde e vitalidade.
Seguindo essas mudanças que ocorrem no nosso corpo ao longo dos anos, evoluíram também ao longo da história os métodos destinados a aumentar a energia sexual que está localizado nos chakras inferiores e lavá-la até os chakras superiores, distribuindo essa energia para todo o corpo e nutrindo nossa energia vital.
Em outras palavras, a intenção é preservar, reciclar e transformar a energia sexual em energia vital.
Dentre os benefícios da conversão dessa energia em energia vital, esta o aumento da vitalidade, a melhora da saúde, aumento da consciência, maior conexão com dimensões espirituais , conexão consigo mesmo, libertação emocional de experiências que reprimimos e mais.
Como Transmutar a Energia Sexual:
Para colocar isso em pratica, nós podemos utilizar diversos métodos e rituais que nos ajudam a revitalizar e reutilizar a energia sexual.
Respiração, Meditações e Imagens Guiadas
Ao sentirmos nossa energia sexual aumentando, podemos realizar várias meditações que frequentemente incluem exercícios de respiração junto com movimentações guiadas e até mesmo visualizações que ajudam a elevar a energia sexual. Por exemplo: ao senti-la, feche os olhos e concentre-se na energia sexual (foque a atenção nos chakras inferiores); se ela estiver dormente, você pode acordá-la delicadamente através da movimentação pélvica. Movimentos para frente, para trás, com os joelhos semi-flexionados. Em seguida, inspire essa energia, imagine que essa energia que está ao redor da sua área genital, depois de estimulada por você, agora sobe pela sua coluna, até o seu coração. Deste ponto, você pode escolher entre liberar essa energia para o universo, ou direcioná-la para os chakras superiores, os quais você deseja energizar mais, como o chakra da garganta ou do ponto entre as sobrancelhas.
Quando você sente a energia sexual, feche os olhos e concentre-se nessa energia. Você também pode fazer movimentos com as mãos enquanto respira, levando a energia da região genital para cima.
Em Casal
Vocês podem fazer alguns exercícios respiratórios antes e durante a relação sexual como a respiração circular por exemplo. Mesmo certas posturas em sexo com o cônjuge, na prática correta, fazem com que as duas almas se fundam em um por um momento e uma conexão poderosa é criada. A transformação é muito forte e eficaz.
Respiração Circular
Durante ou antes de ter relações sexuais, sentem-se de mãos dadas, olhando um para o outro; a mulher contrai sua yoni, respirando energia sexual para dentro, em direção ao coração, e expira sua energia sexual para que seja respirada pelo seu parceiro.
Yoga
No Yoga existem várias posições que podem ser usadas para ajudar a dissipar a energia sexual.
As poses mais usadas para essa finalidade são as seguintes: Utkatasana (pose da cadeira), Halasana ( arado) Bhujagasana (cobra) e a saudação ao sol.
Fonte da pesquisa Tantra yoga lab