Efeito da massoterapia na qualidade do sono

Os distúrbios do sono são um conjunto de condições que afetam nossa capacidade de dormir com qualidade e regularidade.
Eles são provocados por diversos fatores e têm se tornado cada vez mais comuns devido aos nossos hábitos cotidianos.
Segundo a sociedade Brasileira do Sono, cerca de 73 mil de brasileiros já são atingidos pela insônia e 45% da população assume que não dorme bem.
Portanto, se você tem este problema, definitivamente não está só.
Noites mal dormidas podem provocar uma série de doenças, envelhecimento precoce, dificuldade de se relacionar, mau humor e dificuldade de aprendizado, por exemplo.
Assim, entre os fatores que causam problemas do sono estão os ambientais, fisiológicos e psicológicos.
Estes podem agir sozinhos ou combinados para afetar nosso comportamento negativamente em relação à qualidade do sono. Dessa maneira, o mau sono, por sua vez, reforça os comportamentos nocivos criando um efeito cíclico.
Efeito cíclico
Digamos que você precise ficar 48 horas sem dormir e faz uso de cafeína para se manter em vigília.
Fatalmente você vai precisar repor o sono e contará com horas livres do final de semana para isso.
No entanto, neste fim de semana, você dorme além da necessidade e ainda acorda cansado e de mau humor (sono ineficiente).
Ademais, não se alimentou corretamente, pois passou o tempo de sono em jejum absoluto.
Certamente ao iniciar a semana seguinte você terá um déficit fisiológico, além de um peso na consciência por não ter aproveitado o tempo.
Provavelmente ainda estará sem energia bem como terá um desempenho que vai te exigir estender horas de trabalho. Então o ciclo recomeça.
Muitas vezes as pessoas que se encontram neste ciclo negativo precisam de ajuda para voltar a descansar novamente. Pois a energia e a capacidade de fazer escolhas acertadas está comprometida pela fadiga.
Como melhorar o sono com massoterapia
Segundo este Ensaio Clínico Randomizado no Instituto de Terapia Integrada e Oriental, em São Paulo, a massoterapia em combinação com o reiki teve resultados significativos na diminuição de sintomas de ansiedade bem como estresse com apenas 8 seções em 1 mês.
Com a redução destes sintomas é muito mais fácil manejar os recursos do sono para um estado de vitalidade positiva.
A massagem reduz a depressão, a ansiedade, assim também a frequência cardíaca e os padrões de alteração do eletroencefalograma em resposta ao relaxamento alcançado. Pode também levar ao aumento da atividade vagal e diminuição dos níveis de cortisol no estresse.
Dados de ressonância magnética funcional sugerem que a massagem com pressão moderada atinge regiões do cérebro, incluindo a amígdala, o hipotálamo, bem como córtex cingulado anterior e todas as áreas envolvidas em estresse e regulação emocional.
Técnicas que podem oferecidas pelos poderes do toque que podem te ajudar:
Massagem Ayurvédica
A Massagem Ayurvédica é a mais completa de todas e trabalha todo o corpo. Possui alinhamentos, trações semelhantes à posturas de Yoga e manobras manuais e com os pés. Além disso, geralmente é feita no chão.
Recursos da acupuntura, a ventosaterapia e a sangria, por exemplo, são técnicas milenares que visam melhorar a circulação sanguínea, aliviar a dor, liberar a tensão em um músculo e dispersar energia acumulada.
Massagem com Pedras Quentes
Uma técnica especial desenvolvida com uso de pedras aquecidas e infusões especiais. Excelente para dores e tensões em todo o corpo. Além de aliviar quadros de dor crônica.
É uma técnica que exige menos movimentação do paciente e proporciona relaxamento profundo.
Reiki
Terapia energética e meditativa que proporciona relaxamento profundo. Funciona com a imposição de mãos sobre pontos no corpo. Aqui na clínica dos poderes do toque associamos este tratamento com aromaterapia.
É especialmente indicada para tratar quadros de ansiedade, depressão e falta de energia.
Autocuidado
Reservar um tempo para si, desligando aparelhos eletrônicos e sem receber demandas do mundo externo, é o primeiro sinal de que algo está mudando em sua mente. Pois não somente seu corpo pede por isso, como age no sentido de ter um alívio imediato.
Existe uma grande dificuldade para se desligar do mundo e olhar para dentro. ainda mais quando existe atividades pendentes e horários apertados, especialmente de pais, mães e empresários,
Então quando você delimita o seu tempo de autocuidado, saiba que sua terapia já começou.
O ideal é reservar um período mais longo como um dia de folga ou realizar atividades que exijam menos esforço e energia mental. Por isso é fundamental uma preparação antes e uma reserva após a seção de tratamento.
Compromisso e disciplina
Estar presente no local e hora marcada também é um fator que ajuda o indivíduo a manter uma rotina e a quebrar o efeito cíclico negativo.
Sem dúvida uma das queixas mais recorrentes é a falta de disciplina, então quando você ganha apreço por este espaço em sua semana, pode ter certeza que coisas boas irão se desencadear a partir disso.
Pois se você não está comprometido consigo mesmo, quem estará?
Já a disciplina é o fator que nos ajuda a manter o foco no que é mais importante segundo nossas motivações. Por isso é um dos aspectos mais importantes de como melhorar o sono com massoterapia.
Faça agora o melhor que pode até determinado tempo, então passe para a sua sessão de autocuidado e depois se preocupe com o resto das atividades.
Lembre-se, seu espaço de autocuidado deve ser sagrado.
A disciplina ajuda ensina nosso relógio biológico a acertar os ponteiros com o sol. Por isso indicamos que você force a barra para manter os horários de deitar e levantar acima de qualquer custo.
O controle homeostático e o ritmo circadiano são os que mais determinam o ciclo de sono-vigília. O ritmo circadiano mais evidente em humanos é o ciclo sono-vigília, mas, outros ajustes de comportamento e fisiológicos como secretar hormônios, a mudança de temperatura do corpo, raciocínio lógico, humor, função cardiopulmonar, também mostram forma rítmica circadiana. Horários distintos na hora do sono podem comprometer muito o equilíbrio psicológico e físico do indivíduo. Por consequência, o efeito do rompimento dos ritmos circadianos, de quem trabalha à noite por exemplo, incluem sérios prejuízos durante a vigília.
DUFFY; WRIGHT JR., 2005
Relaxamento: Como melhorar o sono com massoterapia?
O relaxamento é essencial, pois sem ele a massoterapia não flui adequadamente. Por isso sempre indico aos praticantes da massoterapia que tenham lições de meditação e relaxamento enquanto praticam a massoterapia.
É muito comum nas primeiras sessões existir algumas barreiras paciente-terapeuta. No entanto, o quanto antes o paciente estiver entregue à terapia, mais rápido os resultados aparecerão.
Chamo isso de relaxamento passivo, pois cabe ao paciente apenas relaxar e deixar a atividade com o terapeuta. Literalmente desligar o radar para não antecipar ou recorrer ao passado, estando 100% presente no toque.
Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica que aponta os principais benefícios da massoterapia para o sono. Entre eles, a promoção de relaxamento profundo das estruturas corporais (músculos, tendões, artérias) e a diminuição da atividade psíquica.
Tais efeitos são favoráveis para o praticante atingir o sono profundo (REN). Além disso, a massoterapia diminui o cortisol, o hormônio responsável por manter nosso estado de alerta e que quando em excesso promove estresse.
Segundo Cassar (2001) a massagem tem como objetivo principal o relaxamento, isso ocorre porque ela é capaz de agir na diminuição da ansiedade, alívio do estresse, e influência de uma forma positiva o sistema nervoso simpático além de promover o sono profundo.
Gostou de saber como melhorar o sono com massoterapia?
Marca uma seção conosco. Pois seguindo estas dicas e cuidados certamente seu sono vai melhorar muito. Se você tem problemas com insônia, agende sua sessão de massoterapia em Salvador no final da tarde. Caso esteja com fadiga ao acordar, pode agendar tanto à tarde como logo cedo pela manhã.
Faça seu agendamento ou tire suas dúvidas. Aguardamos seu contato!