Preliminares costumam ser uma dúvida forte para muitas pessoas. Afinal, o que elas são Para que servem? são tantas perguntas que o assunto acaba virando uma bola de neve de tão assustador. Em resumo, as preliminares são nada mais que o sexo oral e/ou masturbação antes da penetração na transa. Mas é realmente necessário tê-las logo antes da penetração?
Preliminares são muito importantes, principalmente para o ciclo de resposta sexual feminino. A mulher tem diferenças no seu ciclo sexual e pode ser necessário um tempinho, de 8 a 10 minutos, para que o seu corpo reconheça que está entrando em um ato sexual e para que ela possa produzir hormônios adequadamente, liberar uma lubrificação mais adequada e, com isso, ter uma relação mais tranquila. Não é uma regra, pode até em algumas situações, ser pulada essa parte, mas desde que a mulher esteja com seu desejo sexual bem ativo e pronta.
Muitas vezes pulas esse processo pode fazer com que a mulher que está com vontade de ter relação sexual ainda esteja um pouco sem lubrificação e a penetração acaba doendo. Esses caos, uma relação que deveria ser prazerosa, gostosa e satisfatória acaba virando um incômodo e pode ser necessário até parar.
Por isso, é sempre importante ver como é o relacionamento do casal, tem mulheres que gostam de preliminares mais rápidas, outras mais longas, tem mulheres que só conseguem chegar ao orgasmo durante as preliminares.
É bom avaliar como está a sua relação, aquilo que mais te dá prazer e aquilo que foi mais legal, daí conversar com o parceiro (a) e repetir isso da próxima vez. E aquilo que gerou algum desconforto e não foi muito legal, conversar com o parceiro (a) também e evitar essas situações.