Você tem dormido bem?

A insônia e o sono de baixa qualidade vem acometendo cada vez mais pessoas. Com consequências como cansaço, irritabilidade, estresse, dificuldade de atenção e concentração, falta de memória, ardência nos olhos e até dificuldade para resolver situações simples do dia a dia. Além disso, a falta de sono também está associada ao aumento de peso e a alterações no sistema imunológico.

O excesso de estímulos gerados pela hiper conectividade, com a possibilidade de consultar um universo imenso de informação a qualquer momento, feeds, com rolagem infinito, e incessantes notificações, roubam nossa atenção, nos deixando mais acelerados e afetando nossa capacidade de relaxar e dormir, com isso dormimos menos e pior.

Higiene do sono é um conceito criado por Peter Hauri, em 1997. O pesquisador listou uma série de práticas  para nos ajudar a dormir melhor, de forma natural, sem uso de remédios.
Para ter uma noite de sono de qualidade, você deve considerar o ambiente em que dorme, a prática de exercícios e a alimentação adequada.

Rotina de regularidade:
Deitar para dormir e despertar sempre nos mesmos horários.

Alimentação:
Não consumir alimentos estimulantes perto do horário de dormir, como café, açúcar, bebidas alcoólicas ou chá mate, por exemplo. Jante cedo pelo menos 2h antes de dormir e escolha alimentos leves, de fácil digestão. Refeições feitas antes de dormir deixam o corpo em alerta devido a hormônios necessários à digestão.

Preparação do corpo:

Praticar exercícios de forma regular, mas evitando os de alta intensidade à noite. Alguns asanas de yoga antes de deitar podem ajudar no relaxamento, assim como a auto-massagem.

Quarto templo do sono:
Transformar seu quarto em um ambiente aconchegante e acolhedor, cama arrumada, lençóis limpos, travesseiro e colchão confortáveis, e o mais importante: lampâdas amarelas no lugar de brancas, preferencialmente com iluminação indireta ou difusa. Velas são ótimas também.

Deixe seu celular e computador fora do quarto no momento de dormir até o despertas. Use um despertador de verdade no lugar do alarme do telefone.

Ritual do sono:
Criar seu próprio ritual para ajudar seu cérebro a desacelerar e o corpo a relaxar. Tomar um banho quente, diminuir a luminosidade do quarto, beber um chá de camomila, fazer exercícios de respiração, meditar, ler um livro ou escrever, são exemplos de pequenas atitudes que podem contribuir para uma noite melhor.